23/10/2017 16h01 - Atualizado em 23/10/2017 16h01

As surpresas do clima: Risco de geada no Sul e Sudoeste do Paraná

Estamos passando pelo período de transição do clima de neutro para la niña moderado.
Os meses de julho, agosto e setembro foram muito secos e provocaram o retardamento do plantio da safra de verão. As chuvas retornaram nos últimos dias de setembro e neste mês de outubro e o atraso no plantio foi totalmente recuperado.
As precipitações continuarão normais até meados de novembro. No final de novembro e início de dezembro existe alta probabilidade da ocorrência do primeiro veranico, quando as precipitações reduzirão significativamente. Durante a segunda quinzena de dezembro e a primeira de janeiro as precipitações serão normais. No entanto, um segundo veranico pode acontecer entre o final de janeiro e o início de fevereiro do próximo ano.
Durante o inverno ocorreram períodos de elevadas temperaturas, intercalados por outros de baixa e esta situação tende a continuar. No início desta semana, nas manhãs de segunda e terça feira, estão previstas reduções maiores das temperaturas, inclusive com probabilidade de formação de geadas fracas nas baixadas das regiões sul e sudoeste do Paraná e em Santa Catarina. Não se descarta a ocorrência de efeitos negativos em algumas lavouras de feijão e em pomares de frutíferas de caroço e macieiras. E durante todo o mês de novembro as temperaturas tenderão a ficarem mais baixas do que aquelas verificadas neste mês de outubro. Em dezembro e janeiro se elevarão novamente.
Quando ocorre o La niña, na região sul do Brasil é normal as chuvas ficam abaixo da média e mal distribuídas (chove em um local e não no outro ao lado) durante a primavera e o verão. Também são normais estas oscilações mais acentuadas das temperaturas.
As piores condições do clima provocarão redução da produtividade das lavouras nesta safra 2017/18, comparativamente as ótimas produtividades alcançadas na safra anterior.

Em 22 de outubro de 2017.

Eugenio Stefanelo.

Eugênio Stefanelo COLUNISTA Eugênio Stefanelo
SAIBA MAIS SOBRE O COLUNISTA
Apresentador do programa Negócios da Terra, professor da UFPR e doutor em economia agrícola.

últimas: notícias vídeos

Facebook Twitter Youtube E-mail